A origem do Encontro

A origem do Encontro de Vaqueiros do Vale do Sambito

A origem do Encontro de Vaqueiros do Vale do Sambito remonta à infância dos seus organizadores. Ainda crianças, os irmãos, que hoje realizam o evento, ouviam o pai contar as estórias sobre os vaqueiros e suas tradições. O Dr. Jeremias Pereira da Silva foi o primeiro veterinário do Piauí e um eterno apaixonado pela figura do sertanejo que se embrenha no mato à procura do gado, vencendo todos os desafios do clima e da vegetação. Essa paixão era transmitida aos filhos por meio das festas e brincadeiras realizadas na fazenda Lagoa do Saco, herdada do pai.

Ao seu lado, em todos esses empreendimentos, estava a mulher, Maria de Lourdes Pereira de Silva, companheira inseparável de todas as horas, sempre pronta a apoiá-lo nas sias iniciativas. Dona Maria de Lourdes era cearense. Foi criada na capital, mas logo adaptou-se à vida no campo, incorporando e incentivando os costumes do lugar. O casal teve doze filhos, sendo oito homens e quatro mulheres.

As meninas cresceram em meio àquele universo mágico de aboios e pega de boi, nas inúmeras férias passadas na fazenda. Ao long do tempo, Dr. Jeremias seguiu a bem sucedida carreira de veterinário, tendo se destacado em diferentes funções, por vários lugares onde trabalhou. Em Teresina, foi o responsável pela orientação técnica do primeiro matadouro público municipal. Exerceu sua atividade em fazendas no Rio Grande do Sul, na fronteira do Uruguai. Seguiu para o Paraná, onde trabalhou com suinocultura, ao lado de imigrantes alemães. Foi coordenador nacional do programa de combate à peste suína e trabalhou ainda por um bom tempo no Ceará, mas nunca esqueceu a coragem do vaqueiro piauiense.

Era comum a realização de festas regionais em uma outra fazenda da família, a Fazenda Marruás, então município de Aroazes, que tinham no vaqueiro o personagem central das homenagens. Neste cenário de gibão, gado correndo pelo mato, aboios e cavalgadas, os irmãos cresciam e aprendiam com o pai a valorizar o trabalho desses homens valentes.

Dr. Jeremias morreu em 1980, mas o sonho dele permaneceu vivo entre os filhos, que encontraram na realização do “Encontro de Vaqueiros” uma maneira de reverenciar a figura do pai. Daí surgiu a ideia de promover o Encontro, que já chegou à quarta edição com fôlego para ir bem mais longe, mantendo viva a tradição nordestina que se confunde com a própria colonização piauiense.

Veja as edições realizadas!

1º Encontro de Vaqueiros do Vale do Sambito

O I Encontro de Vaqueiros aconteceu com uma vasta programação. O evento teve início com uma procissão das margens do Rio Sambito às 05h:30 até a Fazenda Lagoa do Saco

2º Encontro de Vaqueiros movimenta Aroazes em julho

O 2º Encontro de Vaqueiros do Vale do Sambito, na fazenda Lagoa do Saco. Com uma programação que começa às 5h30 com procissão e depois missa, o evento segue ao longo do dia...

3º Encontro de Vaqueiros do Vale do Sambito

o 3º Encontro de Vaqueiros do Vale do Sambito, na cidade de Aroazes-PI, contando com a presença de vários vaqueiros, autoridades e também admiradores